A iniciativa do Governo pretende garantir o acesso a apoio psicológico e nutricional de qualidade aos estudantes do Ensino Superior, Público e Privado.

Após a pandemia de Covid-19, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Lopes, anunciou, em declarações à Agência Lusa, que registaram um aumento de 50% na procura de consultas de Psicologia, apontando a ansiedade como o problema de saúde mais comum entre os jovens.

Perante estes resultados, foram assinados protocolos com as ordens dos Psicólogos e dos Nutricionistas para te ajudar a teres um apoio completo e a melhorar a tua qualidade de vida durante a faculdade. Este programa vai possibilitar a realização de 100.000 consultas de psicologia e 50.000 de nutrição no ano letivo vigente (2024-2025).

Cada estudante vai poder escolher o profissional de saúde com o qual quer marcar consulta e ser acompanhado dentro da lista disponibilizada, que conta com 297 psicólogos e 208 nutricionistas de todo o país.

Mas o que são estes cheques?

Os Cheques-Psicólogo e Cheques-Nutricionista são uns vouchers que são atribuídos às diversas instituições do Ensino Superior que pretendem facilitar o acesso a estes cuidados de saúde para os estudantes que frequentam o Ensino Superior.

Como funcionam os cheques?

Os cheques são gratuitos, mas ATENÇÃO! Têm prazo de validade! A partir do momento em que o primeiro cheque é emitido, tens 12 meses de validade. Entre a primeira e a última consulta não deve passar mais de um ano.

Cada cheque dá direito a uma consulta e cada estudante pode usufruir até:

➡️ um máximo de 12 cheques-psicólogo à até 2 consultas de avaliação e até 10 de seguimento;

➡️ um máximo de 12 cheques-nutricionista à 1 consulta de avaliação e até 5 de seguimento.

Quem pode aceder?

A medida abrange todos os estudantes que necessitem de apoio profissional para:

➡️ Problemas de saúde mental frequentes como ansiedade ou depressão;

➡️ Problemas sociais ou académicos que tenham impacto na saúde mental, como dificuldades relacionais, ansiedade com exames, situações de vida com potencial impacto na vida académica tais como mudança de cidade, luto, rutura numa relação amorosa/divórcio, etc.);

➡️ Questões relacionadas com o desenvolvimento vocacional e a gestão pessoal de carreira;

➡️Problemas de saúde física, como doenças crónicas, que tenham impacto na saúde mental.

Entre os critérios de exclusão, estão apontados alunos com necessidades educativas especificas e que apresentem comportamentos aditivos e diagnóstico de perturbação psicótica ou bipolar ou com sintomas que persistam há mais de um ano e meio.

Como posso aceder?

Para pedires estes cheques deverás aceder à plataforma do Governo:

➡️ Cheque-psicólogo: gov.pt/servicos/pedir-cheque-psicologo

➡️ Cheque-nutricionista: gov.pt/servicos/pedir-cheque-nutricionista

Deves ter contigo a tua Chave Móvel Digital ou leitor de cartões e selecionar a instituição de ensino superior que frequentas.

A instituição recebe notificação do pedido, entra em contacto contigo e atribui os códigos das consultas de avaliação, num prazo de 30 dias. Depois selecionas o profissional de saúde que gostarias que te acompanhasse, de entre as listas fornecidas pelas ordens profissionais, e agendas a consulta.

Posteriormente, após as consultas de avaliação, o profissional de saúde valida o código e emitirá uma decisão que poderá ser a atribuição de mais cheques ou o encaminhamento para o Serviço Nacional de Saúde, no caso de situações que não se enquadrem nos referenciais definidos pelas Ordens.

Se és estudante do Ensino Superior, não percas tempo e agarra esta oportunidade! 😊