A Fundação Santander Portugal anunciou a abertura de candidaturas para dois novos apoios dirigidos a estudantes, as Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário e as Bolsas Fundação Santander para Erasmus, através da plataforma Santander Open Academy.
De acordo com a nota de imprensa do Santander, no total, serão atribuídas 670 bolsas, representando um investimento superior a 450 mil euros na educação e na mobilidade social.
O valor das bolsas situa-se entre os 500 e 1000 euros e têm como objetivo combater as desigualdades no acesso à Educação e promover a inclusão social, assim como promover a igualdade de oportunidades no acesso a experiências multiculturais e académicas fora do país.
Período de candidaturas
Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário – As candidaturas já estão abertas e decorrem até 18 de Maio de 2025.
Bolsas Fundação Santander para Erasmus – As candidaturas já estão abertas e decorrem até 26 de Maio de 2025.
Quem se pode candidatar?
Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário – Alunos inscritos em ciclos de estudos de licenciatura, mestrado ou curso técnicos superiores profissionais em 16 instituições de ensino superior aderentes, que tenham aproveitamento escolar (à excepção de alunos do 1ºano) e que se insiram no conceito de “Pessoa com deficiência” definido no artigo 1º do Regulamento do programa.
Instituições aderentes:
- Escola Superior de Enfermagem do Porto
- Egas Moniz School of Health and & Science
- Instituto Politécnico de Setúbal
- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
- ISEG Instituto Superior de Economia e Gestão
- ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
- MAIÊUTICA IPMAIA Universidade da Maia
- Nova School of Business and Economics
- Universidade Autónoma de Lisboa
- Universidade da Beira Interior
- Universidade de Coimbra
- Universidade de Évora
- Universidade do Algarve
- Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro
- Universidade Europeia
- Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciência Sociais e Humanas
Bolsas Fundação Santander para Erasmus – Alunos inscritos em ciclos de estudos de licenciatura e mestrado em 11 instituições de ensino superior aderentes e que tenham concorrido a um programa de mobilidade no âmbito do Programa Erasmus+. Como está ressalvado no Regulamento, cada instituição aderente poderá estabelecer mais condições desde que devidamente divulgadas.
Instituições aderentes:
- Academia Militar
- Egas Moniz School of Health and & Science
- Instituto Politécnico de Setúbal
- Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
- Universidade Autónoma de Lisboa
- Universidade da Madeira
- Universidade de Coimbra
- Universidade Portucalense
- Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro
- Nova School of Business and Economics
- ISEL Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Documentos Necessários
Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário – A candidatura à concessão de bolsas ao abrigo do Programa está sujeito à submissão dos seguintes documentos:
- Comprovativo de inscrição e/ou de matrícula na respectiva instituição aderente;
- O comprovativo do rendimento anual pessoal ou familiar, designadamente o comprovativo do IRS ou certidão comprovativa de rendimentos emitida pela Autoridade Tributária e Aduaneira;
- Comprovativos das condições de candidatura exigidas por cada aderente ao programa sempre que aplicável;
- Atestado médico de incapacidade multiusos, comprovativo de que o candidato preenche o conceito de pessoa com deficiência previsto na alínea m) do artigo 1.º do Regulamento, sem prejuízo de outros documentos que venham a ser solicitados pelos aderentes como alternativa.
Cada Instituição aderente poderá exigir outros documentos que comprovem as condições específicas de candidatura.
Bolsas Fundação Santander para Erasmus – A candidatura à concessão de bolsas ao abrigo do Programa está sujeito à submissão dos seguintes documentos:
- Comprovativo de inscrição e/ou de matrícula na Instituição de Ensino Superior aderente;
- Comprovativo em como concorreu ao programa de mobilidade Erasmus+.
- O comprovativo do rendimento anual pessoal ou familiar, designadamente o comprovativo do IRS ou certidão comprovativa de rendimentos emitida pela Autoridade Tributária e Aduaneira.
Cada Instituição aderente poderá exigir outros documentos que comprovem as condições específicas de candidatura.
Como funciona a candidatura?
As candidaturas funcionam através da plataforma Santander Open Academy. A avaliação e seleção de candidatos é realizada durante o mês seguinte ao término das candidaturas.
Bolsas Fundação Santander Apoio Universitário – Avaliação de candidaturas até 18 de Junho de 2025 e seleção de candidatos a 18 de Junho de 2025.
Bolsas Fundação Santander para Erasmus – Avaliação de candidaturas até 26 de Junho de 2025 e seleção de candidatos a 26 de Junho de 2025.
“Com estas bolsas, queremos contribuir para que mais estudantes possam concluir os seus estudos e beneficiar de experiências internacionais que enriquecem o percurso académico e pessoal. Não queremos que nenhum jovem fique pelo caminho ou veja os seus sonhos interrompidos”
Inês Rocha de Gouveia, responsável pela área de universidades do Santander e administradora da Fundação Santander Portugal.