Oh meu caro leitor ou leitora, saudações…

 

Com o fim do semestre à porta e os exames a tocar à campainha, eu já não sei como me controlar e ser uma estudante com os níveis de adrenalina e ansiedade normais.

 

VAMOS TODOS FUGIR DOS EXAMES??????????

 

Se calhar devemos só ser mais racionais…

 

Tod@s sabemos reconhecer a importância dos exames como uma ferramenta de avaliação das nossas aprendizagens. A questão é: seremos nós apenas o que está escrito na folha de respostas? Os exames apenas fornecem uma visão objetiva do nosso progresso académico, não demonstram, realmente, o que sabemos, nem o que sentimos relativamente a uma determinada área ou disciplina.

 

Muit@s de nós sofremos com os exames. Os níveis de stress e ansiedade aumentam mais, do que o dinheiro alguma vez irá aumentar, nas nossas contas bancárias. A pressão para obter boas notas pode ser esmagadora e o medo de falhar e não entrar na faculdade é ainda mais aterrorizador. Ainda assim, os exames são provas que não podemos evitar e, portanto, é necessário encará-los com olhos positivos e motivados.

 

Deixo-te algumas sugestões para que não sejas um clone meu:

1. Apoio emocional: É fundamental que procures apoio na tua família e amigos, não só durante a época de exames, mas também ao longo de todo o ano letivo. Assim, consegues o apoio necessário para a gestão das tuas emoções, de forma a que elas não interfiram nos teus estudos.

2. Momentos de lazer: Procura não encontrar no teu local de estudo um refúgio e foca-te em aproveitar o que a “Mãe Natureza” tem para nos dar. Sai e dá uma volta, combina passeios com as pessoas que mais gostas e gere os teus dias, para que consigas intervalar os períodos de estudo, com momentos de lazer.

3. Trabalha a tua confiança: Nos momentos de pressão, é importante que mantenhas a confiança em ti mesm@ e nas tuas capacidades e aprendizagens. Confia no teu estudo e em todo o trabalho que tens vindo a desenvolver.

 

No meio de tantas palavras, espero que encontres algumas que te ajudem…

 

Eu compreendo-te e, mais, estás nas minhas rezas da noite! 😅

 

Contacta a Future para qualquer dúvida ou informação adicional (menos saber a minha identidade, é claro).

 

Até ao dia, em que desvendo a minha identidade,

Uma estudante como tu.