Apesar de gerar um grande interesse na altura da candidatura ao Ensino Superior, o conceito de Ano Zero é algo sobre o qual talvez nunca tenhas ouvido falar! O que é o Ano Zero e para que serve, afinal?

Também conhecido como Regime Livre ou Unidades Curriculares Isoladas, o Ano Zero distingue-se do Gap Year por ser uma forma de não perderes contacto com o Ensino Superior quando algo na tua candidatura falhou. Por isso, se te deparares com uma média insuficiente, exames inválidos como prova de ingresso, uma disciplina que não te deixa avançar, ou simplesmente ainda não tens certeza sobre o curso a seguir, não desanimes: o Ano Zero pode ser a opção para ti!

Contudo, é importante entenderes que o Ano Zero, por norma, não garante a tua entrada no Ensino Superior. Podes ter a sorte de entrar em algumas instituições, normalmente as privadas, quando tens os requisitos necessários e não há muita gente com melhores notas que as tuas.

No Ensino Superior Público, por outro lado, tens de ir sempre ao Concurso Nacional de Acesso (ou outro em que te enquadres). A vantagem de fazeres “disciplinas soltas”, nas quais serás avaliado, é a de que já terás equivalências quando e se conseguires entrar. Mas tem em atenção que, se não reunires os requisitos de entrada após o teu Ano Zero, ficas excluído de poder realizar mais Unidades Curriculares Isoladas.

No decurso do Ano Zero, também és sujeito ao pagamento de uma propina que varia de instituição para instituição e depende da quantidade de disciplinas em que te inscrevas. Como não estarás propriamente matriculado no Ensino Superior, porém, não poderás beneficiar de uma bolsa de estudo.

Requisitos para frequentares um Ano Zero:

➡️Teres concluído o 12.º ano ou habilitação legalmente equivalente, mas sem aprovação nas provas de ingresso ou a sua realização

➡️Teres frequentado os três anos de ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente, mas sem a sua conclusão

➡️A validade dos teus Exames Nacionais expirou e queres preparar-te para outros

Principais razões para optares por um Ano Zero:

➡️Estares a preparar-te para a realização das provas de ingresso no curso que pretendes seguir, no âmbito do regime geral de acesso ao ensino superior

➡️Estares a preparar-te para a realização das provas do concurso especial de estudantes internacionais

➡️A frequência, em regime de unidades curriculares avulsas, como aluno externo do 1.º ciclo de estudos ou mestrado integrado

Ano Zero no estrangeiro

Tal como o ano sabático, poderás realizar o teu Ano Zero num país estrangeiro. A experiência é semelhante àquela que encontrarias numa Instituição de Ensino Superior portuguesa, com a diferença que, depois desse “Foundation Year”, há uma maior probabilidade de teres a tua vaga para prosseguires os estudos garantida.