No ano letivo de 2023/2024, foi implementado um contingente especial destinado a facilitar o acesso ao ensino superior para os alunos provenientes de contextos socioeconómicos mais complexos, em que o principal objetivo desta medida é reduzir as desigualdades e proporcionar oportunidades mais equitativas para todos os estudantes que irão para o ensino superiores.
Quem são os principais deste contingente?
➡️São essencialmente os alunos com escalão A, que enfrentam maiores dificuldades económicas. Este contingente dá uma grande oportunidade a este grupo de estudantes, porque agora tem a possibilidade de ultrapassar algumas das barreiras que dificultam o acesso ao ensino superior, de forma a cativar os estudantes e atendendo às suas necessidades.
➡️De acordo com uma entrevista dada a Pedro Luís Silva, coordenador do estudo divulgado pelo Edulog, da Fundação Belmiro de Azevedo revelou que os alunos que beneficiaram desta oportunidade, 93% obtiveram a vaga, porém a percentagem desceu para 78% quando se analisa os restantes candidatos elegíveis que não usufruíram. Lá está, se és um estudante que se enquadra neste contexto, aproveita esta oportunidade, pois todos temos direito ao ensino!
Impacto da medida
➡️O estudo realizado sobre o impacto desta política revelou resultados bastante promissores. Embora apenas 43% dos alunos elegíveis tenham usado o contingente no primeiro ano,devido ao desconhecimento e falta de divulgação da DGES (onde este projeto recomenda à DGES uma divulgação deste benefício e faça um tutorial para que as pessoas tenham acesso a este contingente especial, vamos aguardar pelo futuro!).
➡️Apesar disso, a medida ajudou a reduzir as desvantagens socioeconómicas no acesso ao ensino superior, em que a performance académica dos alunos que utilizaram o contingente foi comparável ao dos alunos que entraram pelo regime geral, especialmente em áreas competitivas como Engenharia, Saúde e Tecnologias de Informação.
O futuro é incerto, porém os investigadores pretendem implementar medidas de modo a facilitar a tua vida!
Claramente o estudo revelou que houve resultados positivos, porém sugere que há espaço para melhorias.
Pretendem reforçar o apoio financeiro para os alunos deslocados e carenciados, bem como a divulgação da nota mínima de entrada pelo contingente. De acordo com os investigadores, estas medidas podem aumentar a eficácia da política deste contingente e garantir um maior número de alunos elegíveis que possam aproveitar esta grande ajuda.
Como pudeste analisar este contingente dá um passo bastante importante na promoção da equidade no acesso ao ensino superior, em que se pretende continuar a aprimorar, a dar a conhecer a todos os estudantes e ajustar a política, para que assim sejam atendidas as necessidades dos estudantes, com a finalidade de reduzir as desigualdades socioeconómicas, em que todos possam ter a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos e viver os seus sonhos a nível profissional e académico.