Sabias que estudar é condição necessária, mas não suficiente, para obteres bons resultados nos exames nacionais? 🤔

É verdade e é, precisamente por isso, que vou partilhar contigo alguns dos truques que, eu própria, apliquei, e que resultaram comigo. Quem sabe se não te podem ajudar a alcançar os resultados que pretendes, logo na 1ª fase!

Ora aqui vai:

 

Não queiras estudar até ao dia do exame

Rever a matéria até à última da hora, não só aumentará o teu nível de cansaço, como poderá gerar alguma confusão nos conceitos. Já se sabe que misturar estudos, com stress, não costuma dar muito bom resultado!

 

Leva canetas extra

Ninguém quer canetas a falhar… até porque, tanto os professores supervisores, como os teus colegas, estão impedidos de te emprestar canetas. E convenhamos, deixar um exame a meio, apenas por causa de uma caneta, é meio que morrer na praia, não achas?

 

Toma um bom pequeno-almoço

Nada de muito pesado, para prevenir possíveis enjoos, que possam acontecer, devido aos nervos.

 

Certifica-te que dormes bem na noite anterior

Uma boa noite de sono é essencial, quer para assimilares a matéria que estudaste, quer para conseguires ter um bom desempenho durante a prova.

 

Leva lenços de papel

Não sei se já te aconteceu, estares a meio de um teste, e sentires um pingo a cair do nariz. A mim já me aconteceu e, não tendo lenços de papel comigo, foi simplesmente desesperante. A sorte é que estava num teste e não num exame, então pude pedir um lenço a um dos meus colegas. No entanto, se estivesse em contexto de exame, o desfecho não teria sido o mesmo, visto que não nos é permitido falar uns com os outros.

 

Leva uma garrafa de água

O exame ainda tem uma duração considerável, por isso, aconselho-te a levares uma garrafa de água contigo, para te ires hidratando. Mas atenção: retira o rótulo da garrafa, para não gerares dúvida relativas a cábulas e não bebas tanta água, que sintas a necessidade de ir à casa de banho, durante o exame (como sabes, tal não é permitido).

 

Vai à casa de banho antes do exame

Para evitar a situação de que te falava no ponto anterior, recomendo-te que vás à casa de banho, minutos antes do exame começar. Aqui aplica-se a máxima do “mais vale prevenir, do que remediar”.

 

Queres levar um relógio para te orientares?

Podes levar, mas tem de ser analógico. Os digitais possuem vários recursos, que poderiam ser usados para cábulas. Como tal, não são permitidos.  

 

Deixa o telemóvel desligado

Não basta ser em modo silencioso ou de voo. É preciso que esteja mesmo desligado, uma vez que, se tocar, poderá ser confiscado.

 

Não te esqueças de levar o cartão de cidadão ou o passaporte

Se fores cidadão português, tens de levar o cartão de cidadão. Já se fores cidadão estrangeiro, tens de levar o passaporte. Caso contrário, não conseguirás preencher o cabeçalho do exame e, sem cabeçalho preenchido, não poderás entregar o teu exame.

 

Mantém-te em silêncio, do início, ao fim da prova

Por exemplo, se alguém espirrar, não respondas: “santinho”. A tua boa educação pode anular-te o exame.

É picuinhas? É… Mas posso dizer-te que uma professora minha já o fez.

 

Se tiveres dúvidas, chama o professor supervisor

Espera que o professor chegue perto de ti e expõe a tua dúvida de forma breve, clara e no tom mais baixo possível. O objetivo é evitares, ao máximo, distrair os teus colegas.

 

Não percas tempo

Se te der uma branca a meio do exame, foca-te nas perguntas às quais sabes dar resposta e, mais tarde, voltas então atrás.

Desde que identifiques o número da questão à qual estás a responder, não precisas de dar resposta a todas as perguntas, pela mesma ordem, em que surgem no enunciado. Desta forma, garantes que não perdes tempo, algo que, em contexto de exame, é um recurso precioso!

 

Não deixes perguntas por fazer

Como se costuma dizer: “quem não arrisca, não petisca”. Por isso, mesmo que não saibas ao certo qual é a resposta a uma determinada pergunta, arrisca responder. Quem sabe se não ganhas alguns pontos… Se não tentares, é que não ganhas de certeza!

 

Agora que estamos a chegar ao final do artigo, espero ter-te conseguido ajudar. 

Se achaste este conteúdo útil, envia-o para alguém que sabes que também vai fazer exames nacionais este ano! 😉